PL nº 15/2024: Entenda o projeto que pode iniciar uma nova era na Governança Fiscal, no Compliance Tributário e Aduaneiro no Brasil.

PL nº 15/2024: Entenda o projeto que pode iniciar uma nova era na Governança Fiscal, no Compliance Tributário e Aduaneiro no Brasil. Artigos em 8 de abril de 2024 Antes de nos aprofundarmos no conteúdo da proposta, é importante entender mais sobre compliance tributário e fiscal, e o seu papel dentro das empresas.   O…

Tutela Excessiva: Os riscos da IN 76/20 do DREI em relação ao princípio da livre iniciativa

Entenda os impactos trazidos pela recente IN 76/20 para o ambiente de negócios nacional, qual sua relação com o Provimento nº 88 do CNJ e a relação de ambos com o COAF, e as possíveis soluções, do ponto de vista prático, para o atual contexto de monitoramento das operações societárias e transações comerciais comunicadas.  …

Fundo de investimento em participações (FIP) como instrumento de planejamento patrimonial e sucessório

Fundo de investimento em participações (FIP) como instrumento de planejamento patrimonial e sucessório Artigos Rute Brandão | RS Adv. em 30 de abril de 2022 As vantagens e os desafios da adoção de FIP como mecanismo de planejamento patrimonial e sucessório Nas últimas décadas tem crescido a procura por estruturas de planejamento patrimonial, tendo em…

A requisição administrativa em tempos de COVID-19 e a justa indenização dos bens confiscados.

A requisição administrativa em tempos de COVID-19 e a justa indenização dos bens confiscados. Artigos Victor Gonçalves | RS Adv. em 23 de fevereiro de 2022 A requisição administrativa e o recente crescimento na sua utilização. Um instituto que se encontrava em desuso na praxe da Administração Pública, apesar de sua previsão constitucional, é a…

A Taxa de Administração e o Markup em Termos de Parceria com OSCIPs

A Taxa de Administração e o Markup em Termos de Parceria com OSCIPs Artigos Victor Gonçalves | RS Adv. É indiscutível que as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) se submetem à observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência, previstos no art. 37 da Constituição. Isto porque, além dessa…